terça-feira, 24 de março de 2009

Top 5 - Arquitetura Radical:

5°Lugar -Estádio de basquete em Pequim.
A parte externa do ginásio é coberta com uma liga de alumínio capaz de refletir 80% dos raios de sol, permitindo a economia de mais de 80% de energia durante o verão.O ginásio tem uma área de 168 mil metros quadrados e terá capacidade para 18.700 pessoas. Ele tem um telão central de 9 metros de altura, além de 110 espalhados pelo ginásio, feito com diodos luminosos.


4°Lugar - MAC Niterói


Finalizado em 1996 o MAC, museu de arte contemporânea, levou cinco anos para ficar pronto. Ele foi projetado pelo arquiteto brasileiro, mundialmente conhecido, Oscar Niemeyer, e foi construído na cidade de Niterói-RJ.Além do formato diferente, que leva algumas pessoas a chamarem-no se "disco voador", e das exposições de arte, há uma bela vista tanto de dentro quanto de fora do MAC, das cidades de Niterói e do Rio.

3°Lugar-Museu Guggenheim Bilbao


O Museu Guggenheim Bilbao foi um verdadeiro desafio aos engenheiros e arquitetos. Alguns especialistas duvidavam que o projeto pudesse ser realizado por causa de sua complexidade. Dois grupos de engenheiros, um em Bilbao, Espanha, e outro em Los Angeles, trabalharam em conjunto no projeto, que iniciou em 1992 e só foi concluído em 1997 sob a batuta do do arquiteto americano Frank Gehry.Esse projeto teve como objetivo revitalizar a cidade de Bilbao, que é hoje uma das mais visitadas da Espanha. O acervo do museu muda constantemente e as obras no geral são do século XX, sendo em sua maioria esculturas e pinturas. Para muitos o prédio em si é mais importante que as obras que ele abriga, a exemplo do Museu de Arte Contemporânea, o MAC, em Niterói.

Lugar- Torre Da Vince
Este espetáculo é um empreendimento do arquiteto David Fisher, é um arranha-céu de 313 m de altura com 68 andares. Esta construção magnífica se encontra nos Emirados Árabes Unidos em Dubai. O edifício de “Torre Da Vinci”, é uma homenagem ao gênio do Renascimento.


1°Lugar- Arquitetura Radical Verde-Japão

Isso é o que podemos chamar de arquitetura ecologicamente correta. O prédio em destaque é uma obra projetada pelo arquiteto Emilio Ambasz, localizada na cidade de Fukuoka, Japão.O verde é uma constante nos projetos de Emilio. O prédio não é apenas fruto de um conceito ecologicamente correto, mas é uma verdadeira obra de arte e um conforto para olhos, alma e mente. Reparem na paisagem ao redor e vejam como o prédio verde é um alívio em meio aos prédios comuns, sem nenhuma preocupação com espaços-verdes.

Um comentário:

  1. Poxa, vamos concordar que o Bilbao, o MAC e a Torre da Vince, são magníficos sim. Gostei Lai, bom conhecer um pouco mais de estruturas/construções como estas. Beijão xuca! Viviane Heleno

    ResponderExcluir